quinta-feira, 12 de maio de 2016

Grupo junino oferta emprego e resgata tradições culturais em Quixeramobim

Com a chegada de maio, só crescem os preparativos para as festividades juninas, em Quixeramobim, por exemplo, o grupo junino Sol do Meu Sertão, corre contra o tempo para finalizar as ações de suas apresentações em 2016. 

Os preparativos para montar a apresentação da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão continuam. O grupo que ensaia desde o início do mês de janeiro, no ginásio do antigo CSU, no Bairro Duque de Caxias, em Quixeramobim, já finaliza os últimos detalhes de coreografia, cenário e indumentárias, para suas apresentações na temporada 2016 do “São João”.

O grupo que pertencente ao Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, conta com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, da Empresa Edmil Eletrificações, Betânia, e de empresários do município.
Fátima Caetano, costureira há mais de 30 anos, sempre neste período tem trabalho dobrado. A profissional fecha seu ateliê para pedidos extras e dedica-se, exclusivamente, para confecção do figurino do grupo. Em 2016 são 27 peças, dividas entre homens e mulheres: “É muito trabalho, as vezes não dou conta de tudo, peço ajuda, e agente leva. É cansativo, mas é prazeroso, paro tudo que faço pra me dedicar por inteiro a esse figurino. Amo fazer isso”, disse.
Além da costureira, outra profissional também trabalha no mesmo período para aprontar o figurino, é o caso de Fátima Oliveira, do Planalto Sabonete: “Nessa época trabalho com os meninos, eles me dão dor de cabeça, querem tudo do jeito mais bonito, mais bem feito. Aqui em casa tudo vira São João, toda família trabalha, meu marido, minhas irmãs, até minha mãe ajuda”, comentou.
Além dos profissionais que fabricam as peças para os dançarinos utilizarem nos festivais, outros profissionais também se empregam no período. O grupo necessita de músicos que executam as canções entoadas nas apresentações. Este ano, ao todo, são 12 profissionais. Um deles é o músico Valdemar Nascimento, veterano do “São João”: “Eu tenho uma larga experiência no São João, trabalho com isso há muito tempo. É muito prazeroso, eu coloco todo meu sentimento nas notas que faço, nas letras que componho”. O músico é o arranjador do grupo, responsável pela harmonia e musicalidade do Regional.
O grupo junino Sol do Meu Sertão é tradicional na Região do Sertão Central e um dos mais esperados anualmente. Em 2016 o grupo relatará em seu tema o mundo do cinema no Nordeste, com o resgate das grandes obras cinematográficas que trataram do homem do Sertão. Ao todo são cerca de 90 pessoas direta e indiretamente envolvidas na produção do espetáculo, que tem 35 minutos de duração, divididos entre abertura, casamento matuto e quadrilha junina. O grupo percorrerá todo o Ceará representando o município de Quixeramobim.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220