terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Quadrilha junina de Quixeramobim lança campanha de financiamento com doações a partir de um real

A campanha seguirá até junho, com doações a partir de R$ 1,00, além de uma vaquinha online com contribuições pela internet

Para alguns o tempo é de Carnaval, mas para outros já é de São João. É o que ocorre em Quixeramobim, no Sertão Central cearense. Teve início na última semana, na cidade, os ensaios da tradicional quadrilha junina do município, a Sol do Meu Sertão, mantida pelo Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura (ISMSAC). Em 2017 o grupo vai retratar nos festivais pelo Ceará, o humor cearense, com toda sua irreverência, origem e diversos personagens que marcam o início do Ceará Moleque, movimento que consagrou grandes nomes do humor no Brasil. 
Ensaio Sol do Meu Sertão - Ginásio SESC
Mas, para brilhar pelos “arraiás” do São João em 2017, o grupo busca financiamento para custear: figurino, regional, adereços e todo material cênico necessário para o espetáculo. Por isso, o grupo lançou a campanha “Somos todos R$1,00 Sol”, que visa mobilizar empresários e toda população para financiar o projeto 2017 da agremiação, como puderem. A meta é conseguir o maior número de pessoas com doações a partir de um real.
Ensaio Sol do Meu Sertão - Ginásio SESC
“Para realizar o projeto da melhor forma possível é preciso da contribuição de todos. Estamos na luta, nossa meta é ousada e vamos conseguir. Seja com um, dois, vinte, ou cem reais, vamos conseguir levar o nome da nossa quadrilha junina e do nosso município para muito longe, e tenho a absoluta certeza que os empresários e nossos próprios amigos irão nos ajudar”, disse Ederson Alves, presidente do Instituto Sol do Meu Sertão. 
Ensaio Sol do Meu Sertão - Ginásio SESC
A campanha iniciou pela rede de amigos dos próprios integrantes da quadrilha junina, mas vai ganhar uma vaquinha online, na internet, com doações de diversos valores. A arrecadação vai se estender até junho, quando as primeiras apresentações terão início.

A Quadrilha Sol do Meu Sertão
Com início datado em 28 de Dezembro de 2010, a quadrilha nasceu objetivando ser um dos principais instrumentos de promoção à cultura do município, visando resgatar e conservar a festa junina, defendendo a cultura e a manutenção do folclore e das tradições nordestinas.
Ginásio da AABB - Ensaio Sol do Meu Sertão
A quadrilha, além da promoção cultural, apresenta traços que a tornam única e mostram o porquê dela ser tão especial. Além do aspecto cultural, o grupo junino movimenta a economia e o mercado municipal, já que gera cerca de 20 empregos diretos e indiretos, se considerarmos os trabalhos feitos até a exibição do espetáculo. Desde os músicos que acompanham o grupo até as costureiras que confeccionam os trajes, a quadrilha gera emprego e renda no município, sendo reconhecida como um exemplo de empreendedorismo social pelo Sebrae/Sertão Central e Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Noivos Sol do Meu Sertão em 2016
Além desse aspecto, a quadrilha Sol, como é conhecida popularmente, propicia a dezenas de jovens oportunidades de serem integrantes da cultura, já que participam como dançarinos do grupo. O grupo é destaque também pela riqueza e pluralidade existente entre seus integrantes, desde jovens a pessoas mais velhas, sem distinção sexual ou religiosa. No fim todos são apenas um, a família Sol do Meu Sertão. Multipremiada, a Sol é um dos destaques na região Sertão Central, saindo vitoriosa de diversas competições juninas Ceará afora.

Faça sua doação CLIQUE AQUI:

Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Rua Américo Militão, 647 – José Airton Machado (Bairro da Rodoviária) / Quixeramobim/CE – CEP: 63800-000

Informações
(88) 9.9864-5220 / 9.9410-0443
soldomeusertao.blogspot.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Você precisar saber: Nota de esclarecimento ISMSAC

Por meio desta nota, o Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura esclarece que esta instituição possui apenas três canais oficiais de comunicação, o Blog (soldomeusertao.blogspot.com), o perfil (Quadrilha Sol), e a página Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, no Facebook. Nenhum outro espaço, fora os citados acima, são de responsabilidade deste Instituto. Salientamos ainda que, toda e qualquer informação que venha surgir e que não for publicada pelos canais já mencionados, é de cunho pessoal e não contará com o parecer desta instituição, sendo a pessoa responsável pela mensagem a única a responder pelo que publica.

A respeito de comentários em grupos de WhatsApp. Não somos responsáveis pela manifestação pessoal de ninguém. Cada um é livre para comentar o que quer, bem como está sujeito a punição pelo que escreve, por isso cuidado. Em relação a comentários que por hora tenham surgido contra a imagem da Quadrilha Sol do Meu Sertão em grupos de WhatsApp, informamos que isso não influenciará em nada nos trabalhos. É preciso ser grande o suficiente para saber diferenciar picuinhas pessoais com trabalho sério, dedicado ao fomento da cultura junina. Esse tipo de pensamento surge de pessoas pequenas, que possuem a única necessidade de apenas aparecer, o que lamentamos.

Informamos ainda que a escolha pelo espaço da AABB de Quixeramobim como sede dos ensaios para o ano de 2017 da Quadrilha Sol do Meu Sertão, é fruto de uma parceria entre esta instituição e o grupo de empresários que administram a Associação Atlética Banco do Brasil de Quixeramobim. Foram levadas em consideração a centralidade do local, privacidade para realização dos encontros com brincantes e ambientação sonora para realização de ensaios técnicos com Regional.

É importante destacar a relevância em manter vivo o fomento à arte junina, que tem crescido em nosso município, por meio de ações como a do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, que alavanca a produção cultural local, gerando emprego e renda a diversos profissionais de Quixeramobim. Para finalizar, é de suma importância que todos os grupos juninos da cidade mantenham a harmonia, a paz, e acima de tudo, o companheirismo para construirmos todos, juntos, um lindo São João. Aprendamos a conviver. Nos Arraiás Ceará a fora, que vença o melhor trabalho.

Diretoria
Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura