domingo, 29 de março de 2015

Regional da Quadrilha Sol do Meu Sertão tem primeiro encontro

A manhã deste sábado, 28, foi marcada pelo primeiro encontro do Regional da Quadrilha Sol do Meu Sertão. Reunidos pela primeira vez na casa do músico Valdemar Nascimento, os integrantes conversaram e puderam se conhecer um pouco melhor.

Totalmente renovado, com novos integrantes, o Regional da Quadrilha Sol visa mais uma vez ser inovador em sua forma musical. Nos próximos dias os músicos se encontrarão mais uma vez para já iniciarem os trabalhos musicais das composições que farão parte do repertório 2015.

Diretores da Quadrilha Sol se reúnem para tratar de assuntos referente ao Regional

Reunidos na noite da última sexta-feira, 27, na residência de Karyna Dantas, integrantes da diretoria da Quadrilha Sol do Meu Sertão, discutiram sobre assuntos relacionados ao Regional da Quadrilha e também sobre a coreografia e cenografia que será utilizada em 2015.
Os encontros servem como forma de discussão dos paços que o grupo seguirá até o início do São João.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Noiva da Quadrilha Sol do Meu Sertão participa do I Encontro Nacional de Noivas Juninas

Nossa noiva, Laryssa Ingrid, participará este ano do I Encontro Nacional de Noivas Juninas na capital cearense, Fortaleza. Uma página foi lançada pela União Junina, responsável pela organização do evento, que tem o objetivo de mostrar as noivas participantes.

Eis então o histórico de sucesso da nossa noiva Laryssa Ingrid:
O início (1998) - Tudo começou em 1998, eu com apenas cinco anos. Sempre tive paixão pelo São João, minha mãe falava que eu ficava contando os dias pra poder fazer minha apresentação na escolinha. Aqueles famosos passos tradicionais, não perdia um ano, mas ali era o começo onde estava pegando paixão pela a dança. Sempre fui exibida, isso minha mãe falava, momentos maravilhosos tive.

2009 - Esse ano iria conhecer o São João de verdade, me lembro como se fosse hoje, estava em uma quadra jogando vôlei, quando o grupo começou a chegar. Saímos de quadra e eles entraram. Estranhei, pois eles estavam sem tênis e a dona da quadrilha conhecia minha mãe e falou – Rocicler, essa é minha quadrilha junina, traga sua filha pra dançar! – Fiquei ansiosa, mas pela primeira vez com vergonha, não sabia nem pra onde ia, e então minha mãe depois de muito insistir em eu ir sozinha, e não fui por vergonha, ela pegou na minha mão e foi comigo. O ensaio foi perfeito, isso ela fazendo todos os passos também junto comigo. Minha vergonha foi passando e aos poucos conquistei a amizade de todos. O coreografo na época gostou muito de mim, e queria que eu fosse à noiva, mas a Quadrilha Raízes Nordestinas já tinha sua noiva, então os diretores fizeram um concurso, dizendo bem, uma disputa. Fora do São João já desfilava e nesse meu trabalho nunca aceitei competição, pois sempre trabalhei em desfile comercial, e então falei que não aceitava disputar pra ser noiva. Decidiram colocar-me na frente, ao lado dela (noiva da quadrilha à época) com um vestido vermelho com amarelo. Era meu primeiro ano de verdade, comecei a ver que o São João não era aquela brincadeira de criança. Comecei a estudar, ver vídeos, aprender e ter a certeza de onde estava entrando. Fui em frente, firme! A quadrilha que me inspirei foi Beija-Flor. Ficava encantada em ver aquela quadrilha em quadra, tirei várias cópias do DVD da Beija-Flor, e todas arranharam de tanto eu ver (risos). Passados os ensaios, vamos pras quadras! Quando pisava ali tudo mudava,esquecia de tudo e aquela alegria me consumia, foi um ano de muitas alegrias, amizades, brincadeiras. Um ano que aprendi o que era São João de verdade. (Não há registro deste tempo)

2010 - 
Em 2010 eu achava que era o fim, já tinha certeza que não iria mais dançar, estava indo de vez pra São Paulo, e não iria voltar. Lá eu olhava os vídeos e fotos, chorava muito, mas foi que um dia recebi a ligação da Dona da quadrilha falando que a noiva dela tinha deixado o grupo pra dançar em outro grupo e ela não queria outra pessoa a não ser eu como noiva de sua quadrilha. Me desesperei, chorei ainda mais, fiquei doente, fiz tudo pra ir embora, e consegui. Ao chegar fui muito bem recebida novamente por todo grupo, e assim começou uma nova etapa em minha vida, onde muitos não acreditavam e poucos estavam do meu lado, mas consegui. Começaram as apresentações, cidade por cidade, e me apaixonava mais ainda pelo o São João. Aquele amor me consumia em ver os olhares do público. Chegamos a um distrito chamado Lagoa do Mato (Itatira-CE), era o primeiro festival junino da cidade e eles investiram muito pra fazer uma festa bonita. Dançamos e não queríamos ficar para acompanhar o resultado, pois a quadrilha da cidade vizinha tinha dançado e tava arrastando tudo por onde passavam, eu decidi sumir, pra que eles não me achassem, e mesmo assim me encontraram, e quando tava subindo no ônibus escutei - melhor noiva, Raízes Nordestinas - não acreditei, todos desceram loucos e eu ‘lesando’, sem entender nada, e sem saber nem como tinha acontecido aquilo, pois a outra noiva era muito boa, mas enfim, fui a primeira noiva junina a ganhar lá e assim começaram minhas vitorias. Foi um ano perfeito até o último festival que meu noivo me deixou na mão em uma viagem e tive que dançar com outra pessoa. Fiz minha parte, até hoje rimos de tudo quando lembramos desse dia, que falo que ele me deu o famoso ‘DOCE’.

2011 - Esse ano foi de muitos altos e baixos. A cidade já sabia que iria sair duas quadrilhas, mesmo a Raízes já vindo de muito tempo. Era o ano que nascia a Quadrilha Sol Do Meu Sertão. Já tinha amizade com a rainha da Sol, e então um bom dia recebi uma visita na minha casa, uma não, três visitas de responsáveis pela Sol do Meu Sertão. Ali recebi o convite de ser noiva da Sol, e então pedi um tempo pra que eu pudesse sair do outro grupo, mas sem mágoa. Fiz como acharia certo, devia sim satisfação a eles, pois foi lá onde eu havia começado e tinha muito a agradecer. Então veio os primeiros ensaios da minha Sol, me apaixonei por tudo ali, vi um amor renascendo, e quando me dei conta já era minha segunda família. Com toda força e garra e com pouco apoio financeiro, saímos, mas ali era um sonho se tornando realidade. Muitos novatos onde ninguém acreditava, e não sabiam eles que iriam dar um show em quadra e apaixonar. A Sol veio não no intuito de competição e sim de trazer o amor pelo o São João a cada um que tivesse ali vendo cada ensaio, cada apresentação. Em cada apresentação que se passava eu me apaixonava mais ainda, acompanhava tudo, as músicas feitas por Miguel Eloy, próprias da quadrilha , fazia a gente sentir na pele o nosso amor renascendo.

quinta-feira, 26 de março de 2015

É muita criatividade!

Depois de um dia de muita andança, aflora a alegria na galera!

Pé na estrada: Quadrilha Sol busca parcerias

O feriado para os integrantes da diretoria da Quadrilha Sol do Meu Sertão foi de muito trabalho. Cedinho toda equipe já estava pronta para enfrentar as estradas do Sertão a procura de novidades para o grupo.
Este ano a Sol do Meu Sertão volta ao mundo do São João com a perspectiva de encantar, e por isso é preciso muito esforço para alcançar esse objetivo. O intuito de ir ao Sertão foi buscar parcerias para a formação musical do regional da Quadrilha, além claro de buscar inspiração para finalização do muito que ainda tem por vir.

O som da Sol

O grupo diretor da Quadrilha Sol do Meu Sertão esteve reunido na última terça-feira, 24, com o músico Valdemar Nascimento, responsável pelo Regional de Luz da agremiação. Valdemar é carta certa na equipe musical da Quadrilha Sol. Ele foi responsável pelos vários títulos obtidos pelo Regional nos anos de 2011 e 2012.
Em mais um ano, Valdemar será o nosso maestro. Dono de um pensamento singular e um ouvido apuradíssimo, Valdemar já guarda as músicas do repertório 2015 da Sol do Meu Sertão com sete chaves. No ano de volta ao São João, emoção é o que não vai faltar, garantiu o músico durante o encontro.

terça-feira, 24 de março de 2015

Um mês de ensaio

Os finais de semana para os integrantes da Quadrilha Sol do Meu Sertão tem sido de muito suor e alegria. Há pouco mais de um mês o grupo se reúne aos sábados e domingos para ensaiarem a coreografia 2015 da agremiação.

Os ensaios acontecem no ginásio poliesportivo do antigo CSU, nas proximidades da Unidade de Segurança Integrada (USI), em Quixeramobim. Aos sábados, a partir das 17 horas. Aos domingos, a partir das 15 horas.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Rifa da Sol: Mais um vencedor

O grande vencedor da Rifa da Quadrilha Sol do Meu Sertão neste final de semana foi nosso brincante Janário Moura. Com o número sorteado 96 ele faturou um liquidificador.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Instituto Sol do Meu Sertão participa do Focum Junino promovido pela União Junina

Integrantes do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura participaram na noite desta quinta-feira, 19, feriado de São José, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, do Focum Junino 2015 (Sertão Central).

O evento promovido pela União Junina deve percorrer neste mês de março as micro regiões do Estado do Ceará para trocar ideias com quadrilheiros, promotores de festivais e profissionais da cultura junina. Estiveram presentes ao evento o presidente do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, Ederson Alves, além de todo o colegiado de diretores da entidade, brincantes e agentes culturais da agremiação.

Além do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, participaram também do encontro outros grupos juninos de Quixeramobim e da Região. A pauta do evento foi: Apresentação oficial da União Junina; Programação do São João 2015; Informes gerais aos quadrilheiros; Tira dúvidas e agendamento de reivindicações.

“Foi um evento muito produtivo. O Focum Junino é uma iniciativa bacana da União. Queríamos levar um bom grupo de parceiros da Sol do Meu Sertão, e levamos. É importante ficarmos por dentro das atividades. É preciso descentralizar as realizações da capital e dar atenção aos grupos do interior”, revelou Ederson Alves, presidente do Instituto Sol ao final do encontro.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão realiza feijoada de lançamento neste domingo, 08

A Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão, de Quixeramobim, prepara sua volta para o São João com uma grande feijoada, a “Feijoada da Sol”, marcada para este domingo, 08, no BNB Clube, a partir do meio dia. O evento marcará o lançamento oficial da agremiação, que após dois anos volta a realizar atividades no meio junino.

Este é o terceiro ano de atividades da Quadrilha Sol do Meu Sertão. Fundada em 2011, o grupo tornou-se destaque no Sertão Central pela fama de encantar durante as apresentações. Este ano os integrantes da Quadrilha pretendem formar um grupo totalmente quixeramobinense.

Neste domingo, 08, a diretoria do grupo promete anunciar os nomes dos destaques da Quadrilha, bem como tema e sub-tema para este ano. Segundo Ederson Alves, um dos integrantes da diretora do grupo, em 2015 a Quadrilha promete voltar com mais entusiasmo para dançar o São João: “Nós estamos com o coração a mil. Nosso entusiasmo está cada vez maior este ano porque marca a volta definitiva da Sol do Meu Sertão para o meio junino. Voltamos e pra ficar”, revelou. O evento “Feijoada da Sol”, conta com apoio da Fundação Canudos e do Sistema Maior de Comunicação.

Serviço
Feijoada de Lançamento da Quadrilha Sol do Meu Sertão
Domingo, 08 de fevereiro
BNB – Clube, a partir do meio dia
Entrada: R$ 5,00

Fonte: Blog Quixeramobim Agora