sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Instituto Sol do Meu Sertão elege nova diretoria

O Instituto Sol do meu Sertão de Arte e Cultura elegeu em assembléia geral no último dia 18 de dezembro de 2016, sua nova diretoria, que terá mandato vigente (2017/2020). Além da eleição para escolha dos novos diretores, foi aprovada ainda na ocasião o novo estatuto regimental da instituição, bem como aprovação de novos sócios filiados e parecer físico-financeiro da referida instituição.

A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes nomes:

Presidente
Ederson Alves

Vice-presidente
João Paulo Vasconcelos

1º Tesoureiro
Edilene Barros

2º Tesoureiro
Edson Madeiro

1º Secretário
Elistênio Alves

2º Secretário
Neto Moraes

Conselho Fiscal
Diego Farias, Maria de Fátima (Fatinha) e Lucas Vasconcelos

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Projeto ENSINARTE terá início no próximo dia 12 de novembro

Terão início a partir de 12 de novembro as atividades do projeto ENSINARTE, uma parceria do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura e o Centro Educacional SESC Ler de Quixeramobim.

O projeto visa oferecer a jovens de Quixeramobim oficinas de música e dança gratuitas. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o projeto terá duração de um mês, com oficinas aos sábados, a partir de 14 horas, no SESC Ler. As inscrições serão realizadas somente no dia 12 de novembro, no próprio SESC. Documentação necessária: RG e CPF.

Informações
Telefone SESC: 3441-1402
Telefones Instituto Sol: 9.9410-0443 / 9.9864-5220

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Instituto Sol participa do RuralTur 2016 em Juazeiro do Norte

O Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura esteve representado nesta quinta-feira, 06, no município de Juazeiro do Norte, no Cariri, para participar do RuralTur 2016, que discutiu ações que melhorem o Turismo Rural.

Os integrantes do Instituto participaram da palestra "Quadrilhando", com membros de associações juninas de Campina Grande, da Paraíba, onde foram expostas práticas associativas para o desenvolvimento de políticas e ações voltadas para a área cultural e turista da região Nordeste.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sol do Meu Sertão é 1º lugar em Itapajé e Eusébio

O último final de semana de apresentações da quadrilha de Quixeramobim, Sol do Meu Sertão, foi de vitórias. Na sexta-freira, 22, o grupo venceu o Festival de Itapajé, na Região Norte. Além do título de melhor quadrilha o grupo conquistou todos os prêmios individuais.
No sábado, 23, em Eusébio, o grupo foi o grande campeão do festival daquele município.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Sol do Meu Sertão é 1º lugar e leva casal de noivos, casamento e repertório no Jardim das Oliveiras, em Fortaleza

A representante do município de Quixeramobim, Sol do Meu Sertão, foi a grande vencedora do Festival do Jardim das Olivieiras, em Fortaleza, realizado no último final de semana. A quadrilha junina obteve o primeiro lugar com a pontuação 209,20.
Além do 1º lugar o grupo conquistou prêmios individuais: Melhor casal de noivos (119,00 pontos), melhor casamento (29,90 pontos) e melhor repertório (89,70). 

Sol do Meu Sertão é 1º lugar e leva casal de noivos, casamento e repertório no Jardim das Oliveira, em Fortaleza

A representante do município de Quixeramobim, Sol do Meu Sertão, foi a grande vencedora do Festival do Jardim das Olivieiras, em Fortaleza, realizado no último final de semana. A quadrilha junina obteve o primeiro lugar com a pontuação 209,20.
Além do 1º lugar o grupo conquistou prêmios individuais: Melhor casal de noivos (119,00 pontos), melhor casamento (29,90 pontos) e melhor repertório (89,70). 

terça-feira, 28 de junho de 2016

Sol do Meu Sertão vence o Arraiá da Ary de Sá, em Fortaleza

Realizado no último final de semana, sexta-feira, 24, e sábado, 25, a quadrilha de Quixeramobim, Sol do Meu Sertão, consagrou-se a grande campeã do Festival de Quadrilhas Arraiá da Ary de Sá, na Barra do Ceará, em Fortaleza.

Além do título de melhor quadrilha junina, João Paulo Vasconcelos conseguiu o título de melhor marcador. A Sol do Meu Sertão apresentou-se na noite da última sexta-feira no festival. No mesmo dia, em Itaitinga, na região Metropolitana da Capital, o grupo ficou em quarto lugar no Itaitinga Junino.

Melhor noiva e segundo lugar são da Sol do Meu Sertão no SESC ATIVO

A Sol do Meu Sertão conseguiu mais uma importante premiação no São João de 2016. Na Etapa SESC ATIVO, realizada no Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, no último final de semana o grupo conseguiu o segundo lugar como quadrilha e o título de Melhor Noiva.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sol do Meu Sertão tem melhor Rainha e melhor Noiva da etapa Ceará Junino - Sertões de Quixeramobim

A representante de Quixeramobim em festivais juninos em 2016, Sol do Meu Sertão, trouxe mais uma vez para o município o título de melhor Rainha e melhor Noiva do Sertão Central. O grupo conseguiu ainda o segundo lugar na classificação geral da etapa Ceará Junino, da Secretaria de Cultura do Estado.
Tairane Félix, Rainha Sol do Meu Sertão 2016, encantou a noite do sábado, 18, em Senador Pompeu. Com um desfile digno de primeiro lugar, Tairane recebeu elogios de jurados e da plateia. Já Larissa Ingred, Noiva Sol do Meu Sertão 2016, também encantou fechando suas planilhas de julgamento com notas máximas, e claro, levando o título.
O grupo agora prepara-se para disputar a etapa SESC Ativo, que será realizada neste final de semana, 24 e 25, na quadra do Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim. A Sol do Meu Sertão apresenta-se 1h:30min no sábado, 25.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Sol do Meu Sertão é Quixeramobim no São João de Maracanaú

A quadrilha junina Sol do Meu Sertão representou o município de Quixeramobim na terceira maior festa junina do país, o São João de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A apresentação ocorreu na noite deste domingo, 12, no quadrilhodromo da cidade junina do São João de Maracanaú. Em 35 minutos de apresentação a quadrilha de Quixeramobim arrancou aplausos e levantou o público presente com a história de "Adhemar e Lastênia", fruto do tema "Luz, Câmera, Sertão - A Sétima Arte no São João".
O São João de Maracanaú se entende até o próximo final de semana e a Sol do Meu Sertão de Quixeramobim foi a única representante do município nos festejos que conta com a apresentação das principais quadrilhas juninas do Ceará.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Grupo junino oferta emprego e resgata tradições culturais em Quixeramobim

Com a chegada de maio, só crescem os preparativos para as festividades juninas, em Quixeramobim, por exemplo, o grupo junino Sol do Meu Sertão, corre contra o tempo para finalizar as ações de suas apresentações em 2016. 

Os preparativos para montar a apresentação da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão continuam. O grupo que ensaia desde o início do mês de janeiro, no ginásio do antigo CSU, no Bairro Duque de Caxias, em Quixeramobim, já finaliza os últimos detalhes de coreografia, cenário e indumentárias, para suas apresentações na temporada 2016 do “São João”.

O grupo que pertencente ao Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, conta com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, da Empresa Edmil Eletrificações, Betânia, e de empresários do município.
Fátima Caetano, costureira há mais de 30 anos, sempre neste período tem trabalho dobrado. A profissional fecha seu ateliê para pedidos extras e dedica-se, exclusivamente, para confecção do figurino do grupo. Em 2016 são 27 peças, dividas entre homens e mulheres: “É muito trabalho, as vezes não dou conta de tudo, peço ajuda, e agente leva. É cansativo, mas é prazeroso, paro tudo que faço pra me dedicar por inteiro a esse figurino. Amo fazer isso”, disse.
Além da costureira, outra profissional também trabalha no mesmo período para aprontar o figurino, é o caso de Fátima Oliveira, do Planalto Sabonete: “Nessa época trabalho com os meninos, eles me dão dor de cabeça, querem tudo do jeito mais bonito, mais bem feito. Aqui em casa tudo vira São João, toda família trabalha, meu marido, minhas irmãs, até minha mãe ajuda”, comentou.
Além dos profissionais que fabricam as peças para os dançarinos utilizarem nos festivais, outros profissionais também se empregam no período. O grupo necessita de músicos que executam as canções entoadas nas apresentações. Este ano, ao todo, são 12 profissionais. Um deles é o músico Valdemar Nascimento, veterano do “São João”: “Eu tenho uma larga experiência no São João, trabalho com isso há muito tempo. É muito prazeroso, eu coloco todo meu sentimento nas notas que faço, nas letras que componho”. O músico é o arranjador do grupo, responsável pela harmonia e musicalidade do Regional.
O grupo junino Sol do Meu Sertão é tradicional na Região do Sertão Central e um dos mais esperados anualmente. Em 2016 o grupo relatará em seu tema o mundo do cinema no Nordeste, com o resgate das grandes obras cinematográficas que trataram do homem do Sertão. Ao todo são cerca de 90 pessoas direta e indiretamente envolvidas na produção do espetáculo, que tem 35 minutos de duração, divididos entre abertura, casamento matuto e quadrilha junina. O grupo percorrerá todo o Ceará representando o município de Quixeramobim.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Diretoria reúne brincantes em almoço para assistirem vídeo oficial

O grupo 2016 da quadrilha junina Sol do Meu Sertão foi reunido neste domingo, 24, em um almoço, no ateliê Sol do Meu Sertão, para assistirem o vídeo oficial da apresentação do grupo em 2016, no concurso cearense de quadrilhas juninas, realizado no São João de Maracanaú.

Além disso foi lançado na oportunidade um vídeo documentário com entrevistas e imagens dos ensaios 2016 do grupo, quem em breve ganhará destaque em diversas ferramentas de mídias do ISMSAC.

O encontro foi ainda comemoração pelo bom desempenho das ações da I Quermesse Sol do Meu Sertão, realizada no último dia 17 de abril, na Praça da Matriz.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

Instituto Sol do Meu Sertão é modelo em empreendedorismo social

O Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura foi escolhido pelos alunos do 8º ano da Escola Maria Pimenta, do projeto JEEP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, como uma instituição modelo de empreendedorismo social.
O ISMSAC participou na tarde de desta segunda-feira, 25, de uma exposição de trabalho sobre a instituição realizada pelos alunos. Estiveram presentes ao encontro, o secretário do ISMSAC, Elistênio Alves, e a 2ª tesoureira, Edilene Barros.
Durante cerca de meia hora os representantes do ISMSAC expuseram os projetos e atividades que desenvolvem e ainda responderam perguntas dos alunos sobre o assunto: “Foi um encontro bacana. É bom ver que nosso trabalho é reconhecido, isso é muito gratificante”, ressaltou Alves.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

segunda-feira, 18 de abril de 2016

I Quermesse Sol do Meu Sertão oferece opção para o domingo em Quixeramobim

A atração da noite deste domingo, 17, em Quixeramobim foi a I Quermesse Sol do Meu Sertão, organizada pelos brincantes da quadrilha junina Sol do Meu Sertão. Com o tema, "Tudo junto e misturado: No São João é mais arretado", centenas de pessoas participaram das atividades do evento que contou com comidas típicas, bolos, doces, bebidas, muitas brincadeiras e apresentações culturais.
O Regional de Luz Sol do Meu Sertão abriu a noite com músicas juninas, em seguida o grupo FAMA, realizou apresentações de dança. Em seguida foi a vez da Cia de Dança Sol, mais música regional com a cantora Edmila. A noite contou ainda com apresentações da Cia Sense de Arte e Cultura e Dj Roots.
O evento teve como objetivo arrecadar fundos para compra de material junino para confecção de figurinos para dançarem na maior festa popular nordestina, o São João.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

domingo, 17 de abril de 2016

Encontro Diretoria

O empresário Edmilson Júnior acredita no potencial do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, e será parceiro do projeto 2016 da Quadrilha Sol.

O empresário recebeu na tarde deste sábado, 16, em seu escritório, a diretoria do Instituto Sol.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Sol do Meu Sertão na Imprensa

A equipe de divulgação da I Quermesse Sol do Meu Sertão, que será realizada neste domingo, 17, a partir das 20h30min, na Praça da Matriz, esteve nesta manhã na Jangadeiro FM (Quixeramobim), em entrevista sobre o evento.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sol do Meu Sertão na Imprensa

A coordenadora de comunicação do evento I Quermesse Sol do Meu Sertão esteve nesta amanha no programa do comunicador Jota Willame, na rádio Difusora Cristal, para divulgar as ações do projeto.

A I Quermesse Sol do Meu Sertão ocorrerá no próximo dia 17 de abril, a partir das 20h:30min horas, na Praça da Matriz e contará com apresentações artísticas, barracas com comidas típicas e brincadeiras.

Participe!

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

segunda-feira, 28 de março de 2016

Brincantes da Sol do Meu Sertão realizam Quermesse para garantir material de figurino junino

Com o tema, "Tudo junto e misturado: No São João é mais arretado", os brincantes da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão, pretendem por meio de uma Quermesse, arrecadar fundos para compra de material junino para confecção de figurinos para dançarem na maior festa popular nordestina, o São João.

A I Quermesse da Sol do Meu Sertão contará com muita diversão e atrações culturais. O evento está programado para 17 de abril, domingo, a partir das 20h:30min, na Praça da Matriz de Quixeramobim. “A I Quermesse da Quadrilha Sol do Meu Sertão é um evento organizado pelos integrantes da quadrilha em parceria com o Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura. É uma forma de angariar fundos para comprar os materiais necessários para nossas apresentações no São João. São muitos gastos e com essas ações a gente pretende juntar dinheiro pra garantir a festa junina”, destacou Bruna Moreira, uma das organizadoras do evento.

No dia 17 de Abril, a Quermesse contará com barracas de vendas com: comidas típicas e bebidas, brincadeiras e jogos com prêmios.

Serviço
I Quermesse Sol do Meu Sertão
17 de Abril – Praça da Matriz (Quixeramobim)
A partir das 20h:30min

Informações
Bruna Moreira e Alana Caetano: (88) 99790359 / 992727444

sexta-feira, 18 de março de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O INSTITUTO SOL DO MEU SERTÃO DE ARTE E CULTURA, entidade que desenvolve atividades culturais e sociais no município de Quixeramobim, esclarece, por meio desta NOTA que, a Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão, um dos produtos do referido Instituto, é a única agremiação junina que representará o município de Quixeramobim, no calendário do São João 2016.

A título de informação: Há pessoas, que não são ou sequer possuem ligação com a instituição, que se passaram por membros de sua DIRETORIA para adquirir benefícios. Repudiamos com veemência esta atitude. Somos um grupo que tem uma filosofia pautada na ética e no profissionalismo. Não é de nosso fetiche utilizar o nome, de quem quer que seja para aquisição de benefícios próprios. Se hoje conseguimos reconstruir o nome SOL DO MEU SERTÃO, devemos isso à Deus, aos nossos parceiros e a esta DIRETORIA, que com bravura trabalha, voluntariamente, para o sucesso de suas ações.

Desenvolvemos nosso trabalho acreditando no potencial de nossa gente, de nossa terra e de nosso município. Nosso foco é contribuir com as ferramentas culturais de Quixeramobim, e assim seguiremos, sem medir esforços. Lembramos que, todas as medidas cabíveis serão tomadas em relação a este caso isolado, para evitar que novas ações como esta possam, por ventura, ocorrer.

DIRETORIA
INSTITUTO SOL DO MEU SERTÃO DE ARTE E CULTURA

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

Cia Sol do Meu Sertão em Encantado

Ainda integrando a programação ao aniversário de Antônio Conselheiro, a Cia Sol do Meu Sertão de dança, apresentou-se na noite desta quinta-feira, 17, no Distrito de Encantado.

Os dançarinos Elialdo Rodrigues, Amilton Winder, Soraia Barbosa e Carlinha Sousa, apresentaram a dança Carcará, em uma típica homenagem ao Sertão.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

Imagens Sol do Meu Sertão na Tenda SESC

Imagens oficiais da apresentação da Quadrilha Sol do Meu Sertão na Tenda SESC, nesta sexta-feira, 11, com a participação de José Celso Martinez, ator e diretor de tearo.

VEJA CLICANDO AQUI

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

segunda-feira, 7 de março de 2016

Instituto Sol do Meu Sertão participa da programação do Conselheiro Vivo 2016

O Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura (ISMSAC), participará nesta sexta-feira, 11 e quarta-feira, 16, da programação do evento Conselheiro Vivo, proposto pela Prefeitura Municipal de Quixeramobim, SESC, ONG IPHANAQ e Governo do Estado do Ceará.

Na sexta, quem se apresenta é a Quadrilha Sol do meu Sertão, um dos produtos do Instituto Sol. A apresentação ocorre a partir das 20 horas, na tenda SESC, na Praça da Matriz de Santo Antônio, com a presença do diretor de teatro José Celso Martinez. Já na quarta, também às 20 horas, na tenda SESC, será a vez do grupo de dança do ISMSAC.

Saiba mais sobre o Conselheiro Vivo
Em 2016, além de diversas apresentações artísticas, o público poderá participar de mesas discussões sobre diversos temas. Além dos artistas locais, são esperados para comporem a programação a escritora Luciana Savaget, o diretor de teatro José Celso Martinez, que esteve no município em 2007 com o espetáculo “Os Sertões”, o arquiteto e compositor Fausto Nilo, o fotógrafo Tiago Santana e o jornalista Xico Sá.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Tem início ensaios da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão

E depois do Carnaval é São João. Em Quixeramobim, por exemplo, o grupo que representará a cidade em festivais juninos pelo Ceará iniciou seus ensaios neste final de semana

Quixeramobim, por ser um dos mais antigos municípios do Estado do Ceará, possui uma grande carga cultural inata, que é oriunda de inúmeras manifestações culturais presentes desde a sua fundação. Nesta terra de muitos filhos ilustres, como Antônio Conselheiro, Fausto Nilo, Antônio Fernandes e muitos outros, se descobrem talentos que não deixam a desejar a nenhum outro lugar.

É apostando nesse talento que a nova filosofia do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura foi implantada, na busca de uma perspectiva de oportunizar e dar acesso a jovens e profissionais da cidade de Quixeramobim, no tocante aos trabalhos desenvolvidos pelo ISMSAC, e por ele assim o desenvolvimento da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão.
O grupo soma com a cidade a capacidade de motivar artistas locais, oportunizando uma nova forma de inserção no meio cultural, fortalecendo suas raízes e ainda gerando emprego e renda para estes profissionais. O trabalho de resgate e o fomento a iniciação profissional é e tem sido uma das premissas guiadores dos projetos do Instituto Sol, o que acrescenta-se a condição de congraçamento em ações concretas voltadas para o público em geral.

Tiveram início neste sábado e domingo, 13 e 14, respectivamente, em fevereiro, os ensaios da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão, mais um produto do Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura. Os ensaios ocorrerão até maio, sempre aos sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir de 18 horas, no ginásio do antigo CSU, no Bairro Duque de Caxias, em Quixeramobim.
Tema 2016
O cinema brasileiro tem retratado o Nordeste, e por seu contexto, o nordestino e seu Sertão, desde as décadas de 1940 e 1950, com histórias que definem um cotidiano de sonhos e aspirações no qual integram personagens que fazem a vida do cinema nacional.

Em 2016, a Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão abraça a temática nordestina encravada nas telonas do cinema, trazendo para os festejos do São João 2016 o tema: "Luz, Câmera, Sertão - A Sétima Arte no São João". Por si só, a representação temática do projeto 2016 do grupo busca atingir o imaginário popular sobre a figura do Nordeste, que por vezes parece imutável.
O grupo construirá uma abordagem não do cinema em si, em sua forma intrínseca, como local de produção de imagens e sons, mas em sua disciplinaridade na produção de filmes e na centralização do personagem retratado, o nordestino e o Sertão, fortalecendo suas representações, sua própria identidade cultural, o fazendo assim compreender como rica e forte é esta região para o Brasil.

Na sétima arte, desde o movimento do cinema novo, nos anos 60, a região Nordeste tem ganhado força e serve de inspiração para diversos produtores do audio-visual, e que tem feito do cinema uma forma de propagar a história e também as mazelas presentes na característica do Nordeste. Todo esse movimento marcou de forma singular o jeito de perceber o semiárido. É bem verdade que o cinema, ao longo dos anos, principalmente no Sertão, tem sido visto pela forma significativa de sua aridez, e ainda de seus problemas sociais, como a expulsa ou desabitação por falta de oportunidades, mas mesmo com toda essa transferência de agruras, expôs a felicidade, a beleza de seus campos e a simpatia de sua gente, de seu povo.

Não há quem contrarie Euclides da Cunha, o sertanejo é sim um forte, desbravador, e acima de tudo tem suas histórias registradas, em grande obras cinematográficas, que ficarão para sempre no imaginário brasileiro. É, talvez, difícil pensar em cinema no nosso país sem relembrar o fenômeno de “O Auto da Compadecida” - “Lisbela e o Prisioneiro”, a releitura de “O Bem Amado”, a misticidade de “O Pagador de Promessas” - “Guerra de Canudos” e a musicalidade de “Gonzaga de Pai Pra Filho”, e muitos outros.

A literatura, suas representações, sua rica diversidade cultural, as cidades, a língua, o sertanejo e o vídeo, a junção que transformou a forma de pensar em cinema de qualidade. Então, abre o 'set', porque é ora de: "Luz, Câmera, Sertão - A Sétima Arte no São João".

O desafio de 2016 é maior do que o traçado no ano anterior. Este ano a expectativa é de que mais de oitenta jovens estejam envolvidos diretamente com o espetáculo cênico da Sol do meu Sertão. Além do corpo de dançarinos, já tiveram início os ensaios para o Regional, que é o grupo musical específico para animação da dança na Quadrilha Junina. “O que nos motiva a traçar mais um caminho pelas veredas do mundo junino é a certeza do amor que o grupo Sol do Meu Sertão tem pela arte transpassada na figura da dança, do teatro e do romanceiro popular, fazendo das festas juninas uma das marcas fortes do trabalho do ISMSAC”, revelou João Paulo Vasconcelos, marcador e coreógrafo do grupo junino em 2016.

Este projeto é apoiado pela Prefeitura Municipal de Quixeramobim – Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Chão da Praça resgata tradição durante cortejo, e celebra Fausto Nilo no Carnaval de Quixeramobim

Encerrou na noite deste domingo, 07, na Praça da Matriz, em Quixeramobim, a programação do Carnaval Cultural Chão da Praça, promovido pelo Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura. Durante dois dias, quem ficou na cidade para comemorar o Carnaval, prestigiou a programação montada para festejar os talentos do município.
No sábado, 07, crianças, adultos, artistas e a população em geral, puderam acompanhar o desfile do cortejo que levou música, bonecos gigantes e arte para as ruas do Centro. O movimento serviu para resgatar a tradição que a cidade possui nesse período. O fim do cortejo ocorreu no Chão da Praça, onde os artistas puderam realizar apresentações. Pela noite, o músico Jhon Robson animou todo público com marchinhas de Carnaval, músicas que fizeram e fazem sucesso na maior festa do País. O ponto alto da apresentação foi a homenagem feita à Fausto Nilo, onde o músico interpretou  canções do compositor, inclusive o Chão da Praça, que leva o nome do projeto.
No domingo, 07, a festa foi para as crianças. A Cia de Circo e Teatro Lamparim, garantiu a gargalhada para todo público infantil. Confete, serpentina, espuma e muita alegria. As mamães e os papais garantiram as fantasias dos filhos, que surpreenderam na animação. Super Homem, Chiquinha, Homem Aranha, Batman e muitos outros heróis vestiram a meninada. Para fechar a programação, Lívia Mara e Banda, seguraram a folia no último dia de apresentações.
O Carnaval Cultural Chão da Praça, foi um dos projetos contemplados no X Edital Carnaval do Ceará 2016, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que visa à democratização dos recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC, com fundamento nas disposições contidas na Lei Estadual Nº 13.811/2006. O projeto representou uma oportunidade de potencializar o turismo cultural local, incentivando o fomento à cultura e gerando oportunidades de emprego e renda aos diversos artistas da cidade envolvidos diretamente na programação.

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CARNAVAL CULTURAL: “Chão da Praça” promoverá resgate das tradições carnavalescas com homenagem à Fausto Nilo

Os foliões que passarão o Carnaval em Quixeramobim, no Sertão Central, não ficarão sem comemorar a maior festa do país. O destaque ficará por conta de uma programação montada na perspectiva de proporcionar uma formação de músicos, artistas e atores da cultura, em especial quixeramobinenses, que unidos, trarão uma festa multicultural de talentos e cores.

Na ocasião o grande homenageado será o compositor e arquiteto da cidade, Fausto Nilo, que compôs junto de Moraes Moreira, a música que leva toda a emotividade e sonoridade do projeto. A figura marcante das letras de Fausto Nilo, e em especial de “Chão da Praça”, é o principal motivador para a criação desta ideia.

Com uma visão de resgate das tradições carnavalescas do município, o Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura, promoverá neste sábado, 06, e domingo, 07, o “Carnaval Cultural Chão da Praça”, um dos projetos contemplados no X Edital Carnaval do Ceará 2016, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que visa à democratização dos recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC, com fundamento nas disposições contidas na Lei Estadual Nº 13.811/2006.

O projeto – “Carnaval Cultural Chão da Praça” representa uma oportunidade de potencializar o turismo cultural local, incentivando o fomento à cultura e gerando oportunidades de emprego e renda aos diversos artistas da cidade envolvidos diretamente na programação.

O agente cultural, Elistênio Alves, proponente do projeto junto à Secult-CE, lembra que a programação do “Carnaval Cultural Chão da Praça” tem a prioridade de proporcionar aos foliões de Quixeramobim e região um encontro de gerações: “Pretendemos unir gerações em torno das músicas e da simbologia que Fausto Nilo tem para Quixeramobim e para o Ceará. A ideia é criar uma programação que preserve a vida, a alegria. Faremos uma programação que possibilite acesso a todas as pessoas, com um propósito de mostrar a importância de Fausto a música brasileira”.

PROGRAMAÇÃO - CARNAVAL CULTURAL - “CHÃO DA PRAÇA”,
DIA 06 DE FEVEREIRO – SÁBADO, 18 HORAS – CORTEJO CULTURAL:

Cortejo que reunirá a partir das 18 horas, agremiações carnavalescas, grupos culturais do município e região, artistas, cantores, compositores e a comunidade em geral, com saída de frente a Casa de Antônio Conselheiro, e de onde também nasceu e morou durante a infância Fausto Nilo, até a Praça da Matriz;

20:30 – Abertura Oficial
Praça da Matriz, no palco “Chão da Praça”, abertura da programação com apresentações de grupos presentes durante o cortejo.
21:00 – Músicas de Carnaval
Dj com músicas e sucessos carnavalescos
21:30 - Show Musical Temático – Os Sons de Fausto Nilo
Jhon Robson e Banda “Se vira nos 30”: Músicas carnavalescas, marchinhas, sons de Fausto Nilo e Axé Bahia

DIA 07 DE FEVEREIRO – DOMINGO 
17 horas – Carnaval Folia (Especial para crianças)
Ao som do Dj quixeramobinense, com frevos e marchinhas carnavalescas;
21:30 – Show Musical
Lívia Mara e Banda, com repertório de Carnaval e músicas de Fausto Nilo que embalaram temas de novelas e seriados da TV brasileira.

Serviço
Carnaval Cultural - “Chão Da Praça”
Sábado, 06 e Domingo 07 (Fevereiro)
Praça Da Matriz – Quixeramobim

Realização
Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura

Apoio
Este Projeto é apoiado pela secretaria Estadual da Cultura – Lei Nº 13.811, de 20 de Agosto de 2006

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura (Secult)

Prefeitura Municipal de Quixeramobim – Secretaria da Cultura e Turismo

Informações
(88) 9.9864-5220 / 9.9410-0443

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Quadrilha Sol é destaque no O Povo Online



O trabalho da quadrilha junina Sol do Meu Sertão, é destaque no O Povo Online, site do Jornal O Povo.

Veja a seguir a matéria: CLIQUE E LEIA

Assessoria - Instituto Sol do Meu Sertão de Arte e Cultura
Informações - (88) 9.9864-5220